Introdução
As câmaras setoriais são modelos de organização social, inspirados no Projeto Empreender do SEBRAE nacional. A proposta da formação das câmaras setoriais é desenvolver nos empresários a cultura do pensamento coletivo e da mútua cooperação na qual os seus integrantes se vejam como parceiros e não como concorrentes, bem como promover o engajamento pessoal e participativo dos envolvidos na busca da resolução dos problemas do grupo como um todo e não apenas individual.
A Câmara de Consultoria
A Câmara Setorial de Consultoria foi criada para atender aos associados da CDL-Belém do mesmo segmento ou setor, a fim de torná-los mais fortes no enfrentamento de suas dificuldades comuns, e na busca de soluções conjuntas, como também mais competitivos para atuar no mercado.
A CDL-Belém atuará como organizadora e condutora dos trabalhos de articulação e mobilização dos interessados e buscará apoio junto a outras instituições parceiras que entrarão como apoiadores, atuando cada um dentro de sua área de expertise, sendo os associados seus atores principais, estando ainda aberta a participação de novos parceiros.
Objetivo
Promover o bem comum por meio de ações conjuntas em atendimento às demandas apresentadas a partir do levantamento e identificação das necessidades e interesses comuns do grupo.
Metodologia
A metodologia é reunir gestores e empreendedores do mesmo segmento uma vez por mês para discutirem problemas comuns e busca de soluções conjuntas dentro de um modelo participativo e democrático, conduzidos por um moderador e coordenados por um líder eleito pelo grupo. O integrante deve primeiro ser sensibilizado sobre a importância da organização em grupo e lhe serão dadas condições para que compartilhe experiências e apresente suas necessidades, contribuindo com suas ideias e sugestões, visando com isso, gerar comprometimento nos envolvidos. Essas ideias e sugestões, depois de avaliadas e diagnosticadas, serão transformadas em ações coletivas a serem viabilizadas com o apoio das entidades envolvidas ou outras instituições parceiras que poderão ser inseridas ao longo de cada ação demandada, conforme sua necessidade e especificidade.
Coordenação
A câmara setorial é liderada por um coordenador, associado da CDL-Belém, escolhido entre o grupo, que irá representá-lo junto à diretoria da entidade, nas ações que serão implementadas e na presidência das reuniões, tendo o suporte das assessorias e do corpo técnico da entidade.
Resultado
O grupo unido e organizado torna-se mais capacitado frente aos desafios e tendências atuais e futuras, mais competitivo comercialmente frente às grandes corporações e mais qualificado tecnicamente na gestão de seu negócio, possibilitando, que o grupo realize compras conjuntas, preços e condições diferenciadas, tenha maior poder articulador junto ao poder público e imprensa, e organize eventos específicos. Possibilitará ainda, a busca de novos mercados e tecnologias, além de desenvolver lideranças empresariais, dentre outros.
Princípios bases
- A CDL-Belém atua como apoiadora nos aspectos institucional, estrutural e técnico em atendimento às demandas que devem ser provocadas pelo grupo;
- As demandas são geradas a partir da identificação dos interesses e necessidades comuns da maioria do grupo envolvidos ativamente;
- As demandas têm como fundamento o interesse coletivo e quando aprovadas pela maioria do grupo devem ter o engajamento de todos;
- O interesse coletivo sempre terá prioridade sobre o interesse individual.
As Câmaras Setoriais não possuem personalidade jurídica, pois já estão ligadas a uma associação representativa de classe, a CDL-Belém, que é sua mantenedora e representante legal, sendo vetada a criação de outra instituição dentro desta instituição.